top of page

PROGRAMAÇÃO

Napoleão.png

09 DE JUNHO/ QUINTA-FEIRA/ 15H
TEATRO MUNICIPAL DE ITAJAÍ

Napoleão
Pavilhão da Magnólia / Fortaleza (CE)

Sinopse: Napoleão é um menino tímido e cheio de futuro. Seu sonho é cantar e sua maior aventura é tentar entender o mundo ao seu redor. Ele é um herói escondido dentro de nós. A peça fala da infância contemporânea e os desafios que ela traz à família e à educação. O texto e a direção são de Marcelo Romagnoli (SP) e teve estreia na 9º edição do TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. 

Duração: 50 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 7 anos 

Prioridade para agendamentos escolares

Teatro

10 DE JUNHO/ SEXTA-FEIRA/ 9H

TEATRO MUNICIPAL DE ITAJAÍ

 

PaPeLê - uma aventura de papel

Téspis Cia. de Teatro / Itajaí (SC)

 

Sinopse: PaPeLê é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história. Utilizando-se do corpo, da música, de objetos, bonecos e projeções, a peça é uma grande brincadeira que parte de situações simples, do cotidiano, para transitar para um mundo de imaginação, onde cada um vai assumindo diversos personagens e situações. O papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco. PaPeLê te convida à aventura!

 

Duração: 44 minutos

Idade melhor recomendada: de 3 a 7 anos

Prioridade para agendamentos escolares

Teatro

Formas Animadas

Mediação

Papelê Presencial.png
qeu dança.png

11 DE JUNHO / SÁBADO/ 10H

CASA DA CULTURA DIDE BRANDÃO

 

Oficina Que dança estranha é essa?

Mauro Filho / Itajaí (SC)

 

Sobre: Na oficina proposta por Mauro Filho a dança é elemento do encontro. A partir da pergunta “que dança estranha é essa?” Mauro compartilha e apresenta às crianças e seus adultos proposições de jogo e brincadeiras em que o corpo que dança se apresenta ao espaço a partir de suas memórias corporais mais elementares.

 

Duração: 1 hora.

Idade melhor recomendada:

crianças de 3 a 7 anos acompanhadas de seus pares adultos.

Limite de público: 10 crianças acompanhadas de seus pares adultos

Inscrições antecipadas pelo e-mail festinfante@gmail.com

Teatro

Formas Animadas

Mediação

Sobre o ministrante: Mauro Filho é artista da cena. Integra a Karma Coletivo de Artes Cênicas, onde atua em diversas funções. Seu trabalho estabelece relações nas interseções das linguagens da dança, teatro e performance. Junto da Karma Coletivo produz e coordena o Conexões Contemporâneas, evento de formação para artistas da cena. Atualmente trabalha no projeto "exercícios de presença" onde pesquisa a relação do seu corpo com o corpo de trabalhos em artes visuais deixados por seu pai, Mauro Caelum. É professor de Dança Contemporânea do projeto Arte nos Bairros em Itajaí, onde trabalha e reside.

11 E 12 DE JUNHO/ SÁBADO E DOMINGO/ 15H

TEATRO MUNICIPAL DE ITAJAÍ

 

Iracema

Rosa Primo/ Fortaleza (CE)

 

Sinopse: Iracema é um espetáculo de dança voltado para o público infantil que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Mais do que contar a história de Iracema, nesse espetáculo iremos juntos imaginar que outras histórias de Iracema podem ser dançadas.

 

Duração: 30 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 6 anos

Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão

Dança

Teatro

Iracema.png
Cor de que.png

13 de JUNHO/ SEGUNDA-FEIRA/ 9H

CEU DAS ARTES DE ITAJAÍ

Cor de quê

MASS Produções/ Itajaí (SC)

 

Sinopse: Sua cor tem cor de quê? Qual a cor de um lápis cor de pele? De lugares e tempos distantes vêm as histórias de meninas fortes, mulheres guerreiras, povos em busca dos seus direitos e crianças tentando reconhecer seu brilho na pele cor de noite. Nesse espetáculo de narrativa de histórias para a infância, as personagens são trazidas uma a uma para mostrar que o que há de diferente em cada um nos torna únicos, e que igualdade é um fim pelo qual vale a pena lutar.

 

Duração: 50 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 6 anos

Prioridade para agendamentos escolares

Teatro

Narrativas

Mediação

13 DE JUNHO/ SEGUNDA-FEIRA/ 15H

TEATRO MUNICIPAL DE ITAJAÍ

 

Miguel - o cavalivreiro

 Cia Artística Cobaia Cênica / Rio do Sul (SC)

 

Sinopse: Em um país sem nome, vazio de casas, escolas, igrejas, bibliotecas e livros, onde o idioma tinha um vocabulário reduzido a termos de trabalho apenas, havia um enorme dragão ignorante que escravizava as pessoas e as obrigava a satisfazerem as suas mais absurdas vontades. Até que um dia, o curioso e valente menino Miguel resolveu enfrentar o monstro com um "artefato" muito poderoso: o conhecimento.

Duração: 35 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 6 anos

Prioridade para agendamentos escolares

Teatro

Narrativas

Miguel.png
cordel.png

14 DE JUNHO / TERÇA-FEIRA/ 8H ÀS 11H

CEU DAS ARTES DE ITAJAÍ

 

Oficina de Cordel

Mari Bigio / Recife (PE)

 

Sobre: A Oficina de Cordel para Crianças, com a cordelista Mari Bigio, busca aproximar o público da Literatura de Cordel, Patrimônio Cultural Nacional. A vivência mescla o lúdico ao aprendizado, numa espécie de aula-espetáculo, a parte das origens da Literatura de Cordel, passando pela rima, estrutura, ritmo e tipos de estrofes mais comuns, até a produção das xilogravuras sustentáveis (não utiliza madeira) que poderão ser reproduzidas pelas crianças, e a escrita de versinhos coletivos.

Duração: 3h

Idade melhor recomendada: crianças de 8 a 12 anos

Limite de público: 25 crianças

Inscrições pelo e-mail festinfante@gmail.com

Literatura

Cultura Popular

Sobre a ministrante: Mari Bigio, é pernambucana, escritora, cordelista, cantora, compositora, contadora de histórias e radialista, com trabalho voltado ao público infantil e juvenil. Tem 11 livros e dezenas de cordéis publicados, além de poemas em coletâneas e textos em materiais didáticos. Também recita e ministra oficinas de Literatura, e desde 2012 integra e produz o Projeto CORDEL ANIMADO, espetáculo de cordéis encenados para crianças, junto à sua irmã, a musicista Milla Bigio. Roteiriza e dirige espetáculos musicais e teatrais infantis em escolas e academias de arte. É apresentadora e produtora do programa de Rádio Infantil, Rádio Matraquinha (Rádio Folha de PE 96.7 FM e Rádio Frei Caneca, 101.5 FM), junto à jornalista Cláudia Bettini. Lançou em 2019 o seu primeiro álbum independente de músicas autorias, o EP Nosso Bebê, e tem lançado diversos singles nas principais plataformas digitais. Com o Cordel Animado foi contemplada nos Editais de emergência BNB Cultural, com o espetáculo “Lendas Brasileiras em Cordel” , SESC Cultura ConVida, com o espetáculo “Histórias do Mar Ao Sertão” e Prêmio RespirArte (FUNARTE), com o espetáculo “A História da Monga em Cordel”. Mais recentemente, Mari foi contemplada com o Prêmio de Melhor Música Infantil, pelo seu single “Castelinho de Areia”, eleito pelo Júri Especializado no Festival Rádio MEC 2021.

Circus.png

14 DE JUNHO/ TERÇA-FEIRA/ 15h

CEU DAS ARTES DE ITAJAÍ

 

CIRCUS A Nova Tournée

CIA CIRCO DE BONECOS/ Salto (SP)

 

 

Sinopse: CIRCUS A Nova Tournée é uma homenagem ao universo circense e marca o início da construção de uma linguagem cênica forte e particular, que a Cia Circo de Bonecos continuou desenvolvendo em seus espetáculos. Explorando o estilo clownesco e as diversas técnicas do teatro de bonecos, os dois saltimbancos apresentam números circenses inusitados. O humor sutil e elaborado acontece através de uma sequência de quadros curtos e deliciosos onde nada dá certo: o homem bala fica entalado no canhão, o dromedário foge do controle de domador, a mosca tenta improvisar! 

 

Duração: 45 minutos

Idade melhor recomendada: A partir de 3 anos

Prioridade para agendamentos escolares

Teatro

Bonecos

Circo

15 DE JUNHO/ QUARTA-FEIRA/ 10H

TRAJETO A DEFINIR

 

Percursos afetivos
Cadu Cinelli / Curitiba (PR)

 

 

Sobre: Um projeto de narração de histórias itinerante que consiste na criação e realização de intervenções artísticas com bicicletas em espaços urbanos. Durante as intervenções, enquanto pedala com seu público, são contadas histórias ficcionais que se relacionam com os lugares e paisagens percorridas. Cada Percurso Afetivo tem suas histórias, personagens, lugares e paisagens. O público ouvinte e participante, formado por ciclistas em conjunto com o artista, que os guia ao longo do PERCURSO ouve narrativas e paisagens sonoras, que ressignifica o olhar sobre as rotas que atravessam a cidade, criando novas paisagens para os espaços, construindo uma nova cartografia afetiva para aquele lugar.

 

Duração: 60 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 6 anos

Limite de público: 20 crianças com suas bicicletas

Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão

Intervenção Urbana

Narrativas

Itinerâncias

Rua

Percursos.png
Campo.png

15 DE JUNHO/ QUARTA-FEIRA/ 14H

ITAJAÍ CRIATIVA - RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

 

C A M P O

Artefactos Bascos / Cunha (SP)

 

Sinopse: C A M P O é uma proposta de criação artística coletiva para crianças que acompanhadas por seus responsáveis participam de uma experiência afetiva e de construção de uma instalação junto com artista Ieltxu Ortueta e o músico Gil Fuser. C A M P O é um jogo de possibilidades que nunca se fecha ou se esgota e que parte de uma instalação e do vazio onde pedras, galhos coloridos e papeis vão diagramando o chão construindo combinações que vão procurando espaço, relação, campo de jogo, composição e descoberta. A música criada ao vivo é uma mistura de programação e música generativa (gerada por algoritmos e códigos) que partem de samples e instrumentos digitais inventados e que dialogam com o acontecimento que o performer Ieltxu Ortueta e os participantes vão criando.
 

Duração: 60 minutos

Idade melhor recomendada: de 3 a 9 anos

Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão

Artes Integradas

Artes Visuais

Performance

Jogo

15 DE JUNHO/ QUARTA-FEIRA/ 17H

TEATRO DA CASA DA CULTURA DIDE BRANDÃO

 

CANÇÕES PARA AFASTAR O MEDO

Contos e acalantos latinoamericanos

Qinti Companhia / Rio de Janeiro (RJ)

 

Sinopse: É um espetáculo lúdico e acolhedor, para toda a família, composto de canções de ninar intercaladas com histórias e animação de formas têxteis. Na sessão, quatro cantigas latino americanas são apresentadas nas suas línguas de origem para embalar histórias de mães que, com seus fios de voz, nas noites escuras, costuram melodias para trazer novos amanheceres.
 

Duração: 45 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 5 anos

Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão

Formas Animadas

Narrativas

Música

Canções.png
Orquestra.png

16 DE JUNHO/ QUINTA-FEIRA/ 15H

TEATRO MUNICIPAL DE ITAJAÍ

 

Canções para Pequenos Ouvidos 2

Orquestra Modesta / São Paulo (SP)

 

Sinopse: Canções Para Pequenos Ouvidos 2 apresenta novas músicas da Orquestra Modesta, fazendo uma viagem por diversos ritmos do Brasil e do mundo. Temas importantes como a diversidade, diálogo e respeito às diferenças estão presentes nas letras das canções que são conduzidas com muita leveza e humor pelo maestro Sandoval e sua orquestra de palhaços.

 

Duração: 60 minutos

Idade melhor recomendada: Livre

Ingressos distribuídos uma hora antes da sessão

Palhaçaria

Música

Teatro

PAPELÊ - VERSÃO AUDIOVISUAL/ Téspis Cia de Teatro (SC) / Sessões mediadas em escola com agendamento

Escolas que realizarem agendamento para assistir ao espetáculo presencial Papelê no Teatro Municipal de Itajaí poderão agendar e receber esta ação a ser realizada na escola, em data anterior a de ida ao Teatro.

 

Papelê - uma aventura de papel (Versão Audiovisual)

Téspis Cia. de Teatro / Itajaí (SC)

 

Sinopse:

O jogo vai começar

Bobo de quem não entrar!

Upa! Salta! Pula! Agacha!

Papéis criam vida para brincar com você!

Cuidado com a Caixa!

Amassa, estica e rasga

Encaixota! Que papelão...

Bom de boneco é brincar de montão!

 

Duração: 7 minutos

Formas Animadas

Audiovisual

Mediação

Papelê Virtual.png
Napoleao
Papele
Oficina Mauro
Iracema
Cor de que
Miguel
Mari Bigio
Circus
Percursos
CAMPO
Canções Medo
Orquestra
Papele audiovisual
bottom of page