ANDRÉA
ROSA
Atriz e produtora cultural. Idealizadora e coordenadora geral do "Festinfante - Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância". Coordenou a 8ª e 9 ª edições do "Itajaí em Cartaz", festival de teatro realizado pela Rede Itajaiense de Teatro. É integrante da Cia Experimentus Teatrais onde atualmente atua nos espetáculos "Meu Pai é um Homem Pássaro" e "Dois Amores e um Bicho - versão n º 2", coordenadora da Patavinas Culturais, colaboradora na Vila Sete Zero Cinco - Casa de Arte. Em 2019 foi coordenadora geral do 6º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (Itajaí).
Muitos acham que é mais fácil fazer arte para crianças do que para adultos. A gente aqui no Festinfante não concorda nadica com isso, principalmente porque para nós quando o assunto é criança tudo precisa ser muito melhor! Isso porque aqui sabemos que quando a vida parece uma musica desafinada ou quando todo mundo parece esquecer a poesia e as cores, são as crianças que guardam o segredo de como recordar de tudo isso.
Por isso é de uma delicadeza muito grande pensar obras artísticas e atividades de formação para a infância, em um tempo tão curto (só sete dias?), tentando contemplar diferentes idades e linguagens.
Teatro, dança, música, artes visuais, literatura, cinema... chegou tanta coisa linda por aqui que deu até um aperto no coração na hora de escolher. Mas aos pouquinhos foi dando uma alegria daquelas de ver a programação sendo pensada e organizada, saindo da nossa cabeça, indo pro papel e virando festival.
Vocês vão conhecer adultos que andam inventando coisas que talvez vocês não tenham visto, outros criando novas maneiras de contar velhas histórias, uma gente que mistura dança com desenho e música, literatura com teatro, uma bagunça bem do jeito que a gente gosta.
Vão ter histórias que em geral são para adultos agora feitas para crianças e até histórias de assombração, acreditam? Vai ter menina que tem que brigar pra brincar do que quiser, moço de bicicleta apaixonado por pedras e pássaros, músicos em cima de um rinoceronte, cachorro que vira anjo, histórias felizes e outras um pouco tristes, afinal, a gente fica triste de vez em quando, não fica? Vai ter semente que vira gente, criança que vira desenho, desenho que vira criança, casulo em que a gente imagina com as mãos, obra de arte que faz com o pé, e com o corpo todo.
Uma semana pra gente ver que nem tudo é do jeito que parece. É só voar um pouquinho... Lá de cima é tão divertido, vocês vão ver!
DANIEL
OLIVETTO
Ator, diretor e designer gráfico. Mestre em Teatro e Graduado em Artes Cênicas pelo CEART – UDESC. Integra a Cia. Experimentus desde 1999, com a qual montou espetáculos para crianças e adultos. Trabalhou em dezenas de montagens com grupos e artistas catarinenses como ator, diretor, iluminador, cenógrafo e designer. Foi Coordenador Geral da 2ª e da 7ª edições do “Itajaí em Cartaz” (2008 e 2013) e Coordenador de Produção do 17º Festival Catarinense de Teatro (2015). Em 2018 realizou sua primeira exposição, intitulada "Gaveta - Arte Gráfica que Ninguém Viu".
DEDA
SILVEIRA
Especialista em Arte-educação pela UNIASSELVI (2003), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), professora do ensino superior em artes desde 2012. Técnica de cultura do Sesc Blumenau onde coordena os eventos culturais e a escola de arte. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau e do comitê do Programa Nacional de Leitura do Proler. Atuou como atriz e bonequeira durante doze anos e é pesquisadora das áreas de teatro educação e artes para a infância. Já ministrou cursos e oficinas em diversos lugares pelo Brasil.
CURADORES Do 3º FESTINFANTE